19 de dezembro de 2007

Artes Plásticas

As artes visuais, além das formas plásticas tradicionais – Pintura, Escultura, Desenho, Gravura e Modelagem, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade – as Gráficas, a Fotografia e a Performance. Cada uma dessas artes é utilizada de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os arte-educandos podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras, necessitando principalmente, uma educação para saber perceber e distinguir sentimentos, sensações, idéias e qualidades. Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.
A educação em artes visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e experiências relacionados aos materiais, às técnicas e às formas plásticas de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. Para tanto, as Oficinas devem colaborar para que os arte-educandos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo. No Departamento de Cultura estão implementadas as Oficinas de Pintura em Tela e Desenho com Grafite.
Pintura em Tela e Desenho com Grafite
Criar e perceber formas visuais e plásticas implica trabalhar freqüentemente com as relações entre os elementos que as compõem, tais como: ponto; linha; plano; forma; textura; volume; cor; luz; movimento; ritmo; equilíbrio. A articulação desses elementos nas imagens dá origem à configuração de códigos que se transformam ao longo dos tempos. Tais normas de formação das imagens podem ser assimiladas pelos alunos como conhecimento e aplicação prática recriadora e atualizada em seus trabalhos, conforme seus projetos demandem e sua sensibilidade e condições de concretizá-los permitam.
Além disso, é preciso considerar as técnicas, procedimentos, informações históricas, produtores, relações culturais e sociais envolvidas na experiência que darão suporte às suas representações sobre arte. A Oficina de Pintura em Tela oferecida pelo Departamento de Cultura atende mais de 60 arte-educandos, uma vez por semana com duração de 4h para cada turma.
A Oficina de Desenho com Grafite oferecida pelo Departamento de Cultura atende mais de 70 arte-educandos, duas vezes por semana.