19 de dezembro de 2007

Artes Musicais

Violão e Guitarra
O Violão e a Guitarra figuram entre os mais importantes instrumentos musicais do Brasil e do mundo, e as músicas produzidas nesses instrumentos são responsáveis por uma parcela significativa da produção musical do país. Esses instrumentos constituem um manancial de possibilidades, permitindo que os arte-educandos possam elaborar hipóteses a respeito do grau de precisão necessário para a harmonia, melodia e ritmo.
As oficinas de Violão e Guitarra oferecem ainda a oportunidade de aprendizagem da música, formando cidadãos ativos como ouvintes e intérpretes, aprendendo a valorizar os momentos importantes em que a música e som desses instrumentos se inscrevem no tempo e na história.
Teclado
A Oficina de Teclado proporciona aos arte-educandos as primeiras noções do contexto musical, e são realizadas dentro de um espírito dinâmico, sensorial e afetivo, e estas faculdades harmonizadas entre si, contribuem para o desenvolvimento de toda a personalidade.
Basicamente o termo teclado se refere à um teclado com recursos eletrônicos de última geração, o que há de mais moderno em tecnologia e eletrônica. Porém sua história é bem antiga e somente hoje é que os avanços da eletrônica passam a colaborar com a música, fazendo parte de instrumentos musicais e de efeito (reverber, distorção, chorus etc.) inimagináveis no começo do século. De certa forma, podemos considerar o teclado como sendo um instrumento musical e um computador, na verdade ele está mais próximo de um computador do que de um antigo e original piano.
Banda Municipal de Percussão
A Fanfarra Municipal, criada em 1992 e transformada em 2005 na Banda Municipal de Percussão de Campo Novo do Parecis, através do excelente trabalho do Instrutor Ricardo Grachecki Vilas Boas Bassani, além de oferecer aos jovens as primeiras noções do contexto musical, tem a função de proporcionar o senso de cooperação, de induzir os jovens ao garbo e à disciplina e, o que é mais importante, ensina-os a reverenciar os símbolos pátrios. O Método de ensino é bastante dinâmico, permitindo ao arte-educando a liberdade de expressão, podendo desenvolver suas próprias técnicas dentro das metas estabelecidas pelo instrutor.
Além disso, a Banda de Percussão cumpre outras valiosas missões – a de agregar a população em torno de si para conviver numa atmosfera de alegria e congraçamento, aprendendo a cultivar as mais valiosas tradições culturais da comunidade.
A Banda Municipal de Percussão de Campo Novo do Parecis possui 70 componentes, divididos em instrumentais, corpo coreográfico e comissão de frente.
A Banda conta com uma diversidade de instrumentos percussivos que vão desde o surdo até o quadriton e seu repertório inclui vários ritmos que são: o axé, samba, pagode, samba-reggae, forró, MPB e os principais hinos pátrios.