18 de dezembro de 2007

Artes Cênicas - Teatro

O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento do indivíduo como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ele e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.
As oficinas de Teatro no contexto de arte-educação propõem-se a oportunizar a auto-expressão do aluno, desenvolvendo-lhe, numa seqüência gradativa: Espontaneidade; Imaginação; Observação; Percepção, e, conseqüentemente, a criatividade.
Estas atividades dramáticas são planejadas de acordo com a realidade e necessidade de cada arte-educando, e requer não somente a participação destes, mas também congregam as mais diversas formas de expressão, numa grande difusão de conhecimentos e pesquisas para se alcançar os objetivos propostos.
Estas atividades são executadas através dos jogos de descoberta - o Movimento, o Som e o Espaço, e compreendem as seguintes etapas: Estímulo; Sensibilização; e Roteiro - este apresenta de forma esquemática a seqüência de desenvolvimento das atividades dramáticas, com os respectivos elementos essenciais de expressão e comunicação para uma boa Montagem Cênica.
A Avaliação destas atividades se dá principalmente através de três ações: Atuar; Observar; e Criticar, explicando os porquês, através da Iniciação à Crítica. Tais ações são fundamentais para a formação da personalidade do arte-educando, o qual adquire ao mesmo tempo, domínio da linguagem gestual e verbal.