18 de dezembro de 2007

Ação Cultural

O município de Campo Novo do Parecis possui uma cultura muito rica onde se mesclam as tradições indígenas e a miscigenação de seus habitantes que aqui trazem os costumes herdados de seus antepassados e de suas cidades de origem. Essa miscigenação gera uma nova cultura nessa região e o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é o órgão que trabalha especificamente para a revitalização, preservação e divulgação desta riqueza cultural. Campo Novo do Parecis desenvolve diversas ações como Cidade Educadora, e a Cultura tem desempenhado uma parcela significativa através da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, da implementação das Oficinas de Arte e da execução de Eventos Culturais.
Missão
Garantir o acesso às fontes culturais e de memória, apoiando e incentivando as artes e a valorização e difusão das manifestações culturais.
Visão
Trabalhar na conscientização e sensibilização da sociedade pareciense para a importância da Cultura como forma de crescimento humano, social e econômico, buscando autosustentabilidade e intercâmbio, além de inserir a produção cultural na economia de mercado, promovendo a geração de empregos, renda e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores das artes e da população.
Patrimônio Cultural
Patrimônio Cultural compreende três categorias de elementos significativos da memória social de um povo ou de uma nação.
A primeira categoria engloba os elementos da natureza; do meio ambiente.
A segunda representa o produto intelectual, a acumulação do conhecimento, do saber, pelo homem no decorrer da história.
A terceira abarca os bens culturais enquanto produtos concretos do homem, resultantes da sua capacidade de sobrevivência ao meio ambiente.
A educação patrimonial vem gerando reflexões e análises sobre a dimensão educativa dos espaços de memória, das diversas manifestações culturais, do folclore, do artesanato, dos sítios arqueológicos, ecológicos e paisagísticos, enfim, dos bens materiais e imateriais que compõem o patrimônio histórico e artístico-cultural do nosso povo.
Na abrangência do Patrimônio Histórico e Cultural em Campo Novo do Parecis, algumas ações têm sido desenvolvidas, como o acompanhamento de arqueólogos e antropólogos em pesquisas nos sítios e abrigos existentes no município, e o apoio a grupos folclóricos e artístico-culturais.
O Departamento de Cultura tem procurado fortalecer a Biblioteca Pública Municipal como um ponto de referência da memória coletiva do homem, catalogando fotos e vídeos de importância histórica para o município através do Projeto Memória. Também têm procurado dinamizá-la através de ações como o Projeto Letra Viva e o Projeto Espaço Criança, cujos enfoques principais são voltados para o incentivo à leitura. A Biblioteca Pública ainda promove eventos como Concursos de Poesias, Noites de Autógrafos, Palcos de Leitura, Exposições Históricas e Feiras de Antiguidade.
Oficinas de Arte
As Oficinas de Arte visam oferecer aos arte-educandos a oportunidade de auto-expressão, desenvolvendo-lhes a sensibilidade, a criatividade, a espontaneidade, a imaginação, a percepção e a criticidade.
As Oficinas de Arte envolvem 10 (dez) profissionais que atendem mais de 2.400 arte-educandos gratuitamente nos Núcleos de Oficinas implementados no Departamento de Cultura, nos Distritos de Itamarati Norte e Marechal Rondon, na EMEF Chapada e na EMEF 04 de Julho. O Departamento de Cultura também apóia projetos sociais e educacionais como o Projeto Gira Sol e o Projeto Aplausos, ambos de atenção integral à criança e ao adolescente.
Eventos culturais
Os Eventos Culturais objetivam resgatar, promover e difundir a cultura de Campo Novo do Parecis. Os principais eventos culturais realizados no município são Noites Culturais e Expoartes, ParêFolia – Carnaval da Folia, Festival de Cultura e Jogos Indígenas, Parecis Mostra Cultura, Festeatro - Festival Estudantil de Teatro, Salão de Primavera, Mostra Cerrado de Música, Festicampo - Festival de Música, Festival Parecis de Danças, Femute - Festival Regional de Teatro, Espetáculo de Danças, Recital de Natal e Noite de Paz e Luz. Além disso, o município tem participado e promovido Intercâmbios Culturais como Mostras de Teatro do Pólo Médio Norte, Festivais Mato-grossenses de Teatro, Festivais Mato-grossenses de Danças, Festa Internacional do Pantanal, Literamérica, Tanfest – Festival da Música Inédita de Tangará da Serra, Fefoltan – Festival de Folclore de Tangará da Serra e Encontro de Danças de Tangará da Serra e Nova Olímpia.