
O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento do indivíduo como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ele e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.
As oficinas de Teatro no contexto de arte-educação propõem-se a oportunizar a auto-expressão do aluno, desenvolvendo-lhe, numa seqüência gradativa:
Espontaneidade;
Imaginação;
Observação;
Percepção, e, conseqüentemente, a criatividade.

Estas atividades dramáticas são planejadas de acordo com a realidade e necessidade de cada arte-educando, e requer não somente a participação destes, mas também congregam as mais diversas formas de expressão, numa grande difusão de conhecimentos e pesquisas para se alcançar os objetivos propostos.

Estas atividades são executadas através dos jogos de descoberta - o Movimento, o Som e o Espaço, e compreendem as seguintes etapas:
Estímulo;
Sensibilização; e
Roteiro - este apresenta de forma esquemática a seqüência de desenvolvimento das atividades dramáticas, com os respectivos elementos essenciais de expressão e comunicação para uma boa Montagem Cênica.
A Avaliação destas atividades se dá principalmente através de três ações:
Atuar;
Observar; e
Criticar, explicando os porquês, através da Iniciação à Crítica.
Tais ações são fundamentais para a formação da personalidade do arte-educando, o qual adquire ao mesmo tempo, domínio da linguagem gestual e verbal.